O futuro de Ponte Alta planejado coletivamente

🌟

O futuro de Ponte Alta planejado coletivamente 🌟

Mais um passo importante foi dado para o município de Ponte Alta no dia 16 de outubro de 2023, com a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL de Ponte Alta.

Durante o encontro, que reuniu representantes de diferentes setores da sociedade, foram apresentadas as percepções da comunidade sobre os avanços e desafios da economia local com foco na qualidade de vida com olhar para os próximos 20 anos, alinhado o andamento do conselho e ainda indicando os nomes para as Câmaras Técnicas.

O DEL de Ponte Alta traz uma ferramenta colaborativa, que deverá reunir voluntários distribuídos inicialmente em três Câmaras Técnicas: Infraestrutura e Turismo, Educação e Sustentabilidade, Saúde e Desenvolvimento Social. A composição do programa também contará com os membros do Conselho de Desenvolvimento, reforçando sua abordagem participativa. A coordenação operacional será desempenhada pelos Agentes de Articulação, Josimara Alves e Claudemir Pereira.

O programa, cuja metodologia é fornecida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e pelo Instituto de Desenvolvimento Local (I_DEL), oferece um modelo de gestão pioneiro para municípios que aspiram ao crescimento econômico sustentável. Com um olhar voltado para 2040.

A implementação do Programa DEL em Ponte Alta representa a construção de uma visão planejada e ordenada para o desenvolvimento do município. O programa transcende a simples execução de projetos, pensando o município duas décadas à frente, abrangendo desde a revisão de leis até análises econômicas.

O processo que foi iniciado com entrevistas com quase 30 lideranças locais, inclui ainda uma série de oficinas de planejamento envolvendo diversos participantes-chave, culminando na definição de missão, visão e valores. Essa abordagem gera uma plataforma de diálogo entre entidades públicas, empresas locais e organizações não governamentais, com resultados tangíveis de desenvolvimento sustentável. 🌱🌍💪

No próximo mês no dia 07 acontecerá a reunião com as Câmaras Técnicas, quem tiver interesse em participar ou saber mais pode contatar o agente de articulação